Mestrado e Doutorado Profissional

Mestrado e Doutorado Profissional em
Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso

Área de concentração em “Inovação, tecnologia e ambiente”


O Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – PPGPTA Uniso é o primeiro programa do país a reunir inovação, tecnologia e sustentabilidade, visando soluções tecnológicas para os desafios do desenvolvimento regional. Teve início em 2012, com a formação de um Grupo de Trabalhos e Pesquisas interdisciplinar composto por professores e pesquisadores da Universidade de Sorocaba, preocupados em oferecer uma oportunidade de especialização profissional diferenciada, em nível de pós-graduação, aos graduados de diversas áreas de formação, que pudesse contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico regional, em consonância com a questão da sustentabilidade. Foi assim que o grupo criou a proposta do curso de Mestrado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais, aprovado pela CAPES em 2013, na área de avaliação Interdisciplinar. O Mestrado Profissional teve início em março de 2014 e, ao final de sua primeira avaliação quadrienal (2013-2016), obteve o conceito 4, consolidando-se como um programa de excelência. Em 2017 foi elaborada a proposta do curso de Doutorado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais, aprovada pela CAPES em 2019, um dos primeiros Doutorados Profissionais do país, consolidando o PPGPTA Uniso como único a oferecer uma formação completa a profissionais graduados nas diferentes áreas, que busquem se especializar no desenvolvimento e aprimoramento de processos que envolvam inovação, tecnologia e sustentabilidade.

No Programa, os estudos sobre as diversas tecnologias empregadas nos principais processos de transformação, adotados nos diferentes setores da sociedade, estão agrupados em três linhas de pesquisa:

Linhas de pesquisa:

- Desenvolvimento e controle de processos produtivos
Esta linha de pesquisa estuda melhorias em processos produtivos já existentes, além de desenvolver novos processos e técnicas de monitoramento e de controle de processos. Estuda a dinâmica tecnológica, a inovação e as tecnologias emergentes nas cadeias produtivas; os sistemas de informação e de inteligência artificial; e desenvolve aplicações didáticas envolvendo processos produtivos para a área de ensino em todos os níveis.




- Processamento e caracterização de materiais e produtos
Esta linha de pesquisa dedica-se aos estudos sobre materiais metálicos, cerâmicos, vítreos, poliméricos, compósitos de origem natural e sintética, biomateriais, nanomateriais, e o desenvolvimento de novos produtos derivados destes. Estuda e desenvolve técnicas de processamento, avaliação e aplicações práticas destes materiais e produtos nas áreas de exatas, biológicas e da saúde, além de estudar e desenvolver aplicações didáticas envolvendo materiais e produtos para a área de ensino em todos os níveis.




- Processos Ambientais
Nesta linha são estudados os aspectos e impactos ambientais dos processos produtivos, envolvendo seus insumos, resíduos e poluentes. Também são estudadas e desenvolvidas alternativas tecnológicas e novas tecnologias para a sustentabilidade destes processos, e aplicações práticas destas tecnologias nos setores produtivos e de serviços, incluindo aplicações didáticas para a prática da educação ambiental em todos os níveis.


Público-alvo

O Programa tem por objetivo formar mestres e doutores profissionais altamente capacitados para atuar na resolução dos diferentes problemas tecnológicos e ambientais presentes nos diversos setores da economia, de forma científica e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e regional.

O curso de mestrado profissional é dirigido a tecnólogos, engenheiros, bacharéis e licenciados de diversas áreas de atuação, enquanto o curso de doutorado profissional é dirigido a mestres de áreas diversas, que buscam desenvolver estudos em uma das três linhas de pesquisa do Programa.