Impacto Social

Ações e Impactos do Programa


Ao longo destes primeiros sete anos da presença do Programa na região, um considerável volume de informações e inovações foi produzido, proporcionando avanços e ganhos notórios para os setores empresariais, comerciais, educacionais e públicos da região, além de contribuições importantes para as diversas áreas de conhecimento envolvidas pelo Programa, tais como: materiais, alimentos, fármacos, medicamentos, saúde, meio-ambiente, engenharia, ensino, segurança, entre outras.

  • Parcerias estratégicas com secretarias de governo e empresas públicas municipais resultaram em trabalhos de importância local e regional, especialmente na promoção da sustentabilidade ambiental, onde se enquadram vários trabalhos de pesquisa relacionados a aspectos ambientais, como recursos naturais, resíduos sólidos, poluentes, água, energia, fauna e flora, assim como na promoção de eventos técnicos e científicos para a discussão dessas questões.

  • “Univer-Cidade”, um Programa de Extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais, que se propõe a oferecer uma oportunidade para que a Universidade de Sorocaba participe da vida cultural dos municípios de seu entorno, mobilizando esforços em uma ação de aproximação/integração, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida da Região.

  • Participação de docentes do Programa em projetos e conselhos municipais também tem oferecido oportunidades para ampliar a inserção social do Programa, especialmente no relacionamento com outras instituições e organizações da região.

  • Um trabalho em conjunto com o arranjo produtivo do setor metalmecânico, por exemplo, resultou em estudo técnico, assinado por um docente do Programa, que foi fundamental para o reconhecimento deste arranjo produtivo junto ao Governo do Estado em 2020, com impactos econômicos diretos para as empresas envolvidas.

  • O trabalho em conjunto com o arranjo produtivo do setor cervejeiro, iniciado em 2020, é um potencial gerador de impactos econômicos, sociais e ambientais, e nele três docentes do Programa estão envolvidos em estudos para promover a inovação tecnológica e a promoção da economia circular entre as empresas do setor, além de estudos sobre a qualidade dos produtos.

  • Outras ações de destaque que o Programa tem promovido são encontros e eventos, como um ocorrido em 2018 junto a profissionais da Indústria Farmacêutica, sob o título "Seminário Indústria Farmacêutica: Desenvolvimento e Inovação de Produtos", realizado em parceria com o PPG em Ciências Farmacêuticas e o Conselho Regional de Farmácia de Campinas-SP, que foi patrocinado pelas empresas FlowScience e MSD; e o Primeiro Encontro de Egressos do Mestrado Profissional, em dezembro de 2019, que contou com a parceria da empresa FLEX.

Alguns outros projetos:

i) Projeto "Suplemento funcional probiótico enriquecido com microalgas", com apoio do CNPq (Universal) e da Empresa CLAEFF-Engenharia e Produtos Químicos (incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba) e parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

ii) Projeto "Otimização de meio de cultura para cultivo de lactobacilos”, com apoio do CNPq/RHAE (pesquisador na Empresa) e da Empresa BioLogicus-Ind. e Com. de Produtos Naturais S.A. e parceira com a UFRPE e a UFPE.

iii) Projeto "Extração, caracterização e aplicação de exopolissacarídeos", com apoio do CNPq/RHAE (pesquisador na Empresa) e da Empresa BioLogicus-Ind. e Com. de Produtos Naturais S.A. e parceria com a UFPE e a UFRPE.

iv) Projeto "Produção de Trichoderma para biocontrole", com apoio e parceria da Empresa CLAEFF-Engenharia e Produtos Químicos (incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba) e colaboração da UFRPE e da UFPE.

v) Projeto em parceria com a Indústria Farmacêutica EMS S/A para otimização dos experimentos para redução do tamanho das partículas de API por tecnologia de fluido supercrítico.

vi) Projeto "Suplemento funcional alimentar coadjuvante ao tratamento da H. pilory", com apoio e parceria da Empresa Lapon-Ind. Farmacêutica Ltda.

vii) Projeto "Geração de etanol de 3a Geração", com apoio da Fundação de Amparo do Estado de Pernambuco (FACEPE), parceria com a Empresa CLAEFF-Engenharia e Produtos Químicos (incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba) e colaboração da UFRPE e UFPE.

viii) Participação em projetos tecnológicos com empresas incubadas no Parque Tecnológico de Sorocaba nas áreas de: Suplementos Alimentares e Funcionais; Materiais Vítreos; Brinquedos interativos; Equipamentos para validação de shelf-life de produtos; Microgeradores Eólicos. A participação com essas empresas está relacionada com a Gestão da Inovação, busca de recursos de fomento subvencionáveis da FAPESP, FINEP, CNPq, SENAI, BNDES e colaboração com a Academia por meio da Inovação Aberta (Open Innovation).

iX) Parceria com a INOVA-Sorocaba e SEBRAE para apoio das áreas de empreendedorismo, gestão de projetos, planejamento estratégico e financeiro de projetos do PPG-Processos Tecnológicos e Ambientais. Esta parceria tem como meta facilitar e direcionar os projetos com potencial de virarem um negócio e, consequentemente, serem incubados no Parque Tecnológico de Sorocaba.