• Você sabia que a titulação oferecida por um mestrado profissional, segundo a CAPES, tem a mesma validade de um mestrado acadêmico, com as mesmas prerrogativas e o mesmo grau em ambos os cursos, inclusive para o exercício da docência?
  • O diferencial é que o mestrado profissional busca formar especialistas que saiam um pouco do ambiente universitário para abordar temas que estejam mais conectados ao mundo do trabalho, ou seja, profissionais que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade para a resolução de temas de interesse público, e estreitar as relações entre as universidades e o setor produtivo.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Ministério da Educação (MEC)


Mestrado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso

Área de concentração em “Inovação, tecnologia e ambiente”

É um Curso que, além de oferecer uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional para graduados de diversas áreas, busca contribuir com a dinâmica do desenvolvimento local e regional, apontando, pesquisando e analisando, a partir de seu enfoque teórico e prático, questões ligadas, de um lado, aos processos produtivos e tecnológicos e, de outro, com a sustentabilidade ambiental da região.

A partir de uma abordagem interdisciplinar gerada pela convergência das áreas de exatas, biológicas, ensino e saúde, o Curso busca formar profissionais que articulem práticas investigativas para alcançar a resolução dos problemas tecnológicos e ambientais presentes no contexto regional, e que possam contribuir, por meio de sua qualificação, para o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para os processos produtivos, para o ensino tecnológico, saúde e meio ambiente.


Linhas de pesquisa:

- Processamento e caracterização de materiais e produtos

Esta linha de pesquisa dedica-se aos estudos sobre materiais metálicos, cerâmicos, vítreos, poliméricos, compósitos de origem natural e sintética, biomateriais, nanomateriais, e o desenvolvimento de novos produtos derivados destes. Estuda e desenvolve técnicas de processamento, avaliação e aplicações práticas destes materiais e produtos nas áreas de exatas, biológicas e saúde, além de estudar e desenvolver aplicações didáticas envolvendo materiais e produtos para a área de ensino em todos os níveis.


- Desenvolvimento e controle de processos produtivos

Esta linha de pesquisa estuda melhorias em processos produtivos já existentes, além de desenvolver novos processos e técnicas de monitoramento e de controle de processos. Estuda a dinâmica tecnológica, a inovação e as tecnologias emergentes nas cadeias produtivas; os sistemas de informação e de inteligência artificial; e desenvolve aplicações didáticas envolvendo processos produtivos para a área de ensino em todos os níveis.


- Processos Ambientais

Nesta linha são estudados os aspectos e impactos ambientais dos processos produtivos, envolvendo seus insumos, resíduos e poluentes. Também são estudadas e desenvolvidas alternativas tecnológicas e novas tecnologias para a sustentabilidade destes processos, e aplicações práticas destas tecnologias nos setores produtivos e de serviços, incluindo aplicações didáticas para a prática da educação ambiental em todos os níveis.


Público Alvo

Este curso de Mestrado Profissional é dirigido á tecnólogos, engenheiros, bacharéis e licenciados de diversas áreas de atuação, tais como:

  • Profissionais que atuam em empresas nos mais diversos setores produtivos;
  • Profissionais que atuam na área de serviços, consultoria e engenharia;
  • Docentes do ensino básico, ensino técnico, tecnológico e superior, interessados em desenvolver pesquisas nas áreas de tecnologia e no uso de novas tecnologias como recursos didáticos.
  • Demais profissionais graduados interessados no aperfeiçoamento de sua carreira na área de inovação, tecnologia e ambiente.